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Godot - Game engine

Godot é uma poderosa game engine multiplataforma de código aberto voltada para a criação de jogos 2D e 3D a partir de uma interface integrada.

Se você pretende se aventurar nesse meio e já pesquisou sobre como criar jogos, já deve ter notado a grande quantidade de ferramentas disponíveis. Godot tem crescido rapidamente em popularidade, ao logo dos anos por ser gratuita de código aberto e principalmente devido a sua licença MIT muito permissiva, ou seja, sem amarras, sem cobrança de royalties e todos os direitos sobre o jogo pertencem ao desenvolvedor.

Linguagens de programação

Em seus primórdios, a engine utilizava a linguagem de script Lua, apesar de rápida criar ligações com um sistema orientado a objetos era complexo, lento e necessitava de uma enorme quantidade de código. Python também se demonstrou difícil de embutir. Para resolver diversos problemas, a Godot passou a ter uma linguagem de script personalizada, conhecida como GDScript. Construída a partir do zero para maximizar o potencial do Godot com a quantidade menor de código, ajudando aos desenvolvedores novatos e experientes a usufruir dos pontos fortes da ferramenta o mais rápido possível.

Ainda assim, a engine proporciona bastante liberdade ao desenvolvedor, já que trabalha com quatro tipos de linguagens:
  • GDScript: A linguagem principal do programa, uma linguagem que tem uma sintaxe muito semelhante ao Python, porém de forma optimizada para a criação de jogos.

  • C#: Adicionado na versão 3.0, com o objetivo de atender o padrão da indústria. Devido a ser relativamente novo é possivel encontrar alguns problemas ao longo do uso.

  • VisualScript: Programação via interface gráfica voltada para pessoas que não sabem programar ou para programadores que desejam expor comportamentos do jogo para projetistas, artistas, etc.

  • GDNative: Similar à linguagem C++, utilizada para modificação da própria engine, bem como para criar extensões e novas funções.

Plataformas suportadas

O mecanismo suporta implantação em várias plataformas e permite a especificação de compressão de textura e configurações de resolução para cada plataforma. Mesmo que o site Godot forneça binários apenas para Linux, macOS e Microsoft Windows, sua natureza de código aberto nos permite usar o editor em vários sistemas operacionais, como o BSD, ajustando-o. A Engine oferece suporte a várias plataformas, incluindo desktop e mobile. Windows, macOS, Linux, Android, iOS e também HTML5.

Mesmo que Godot possa ser executado em consoles, ela não oferece suporte oficialmente, pois não é uma empresa licenciada. No entanto, ainda é possível portar jogos para consoles atraves de empresas terceirizadas que oferecem serviços de portabilidade e publicação de jogos feitos no Godot. A Lone Wolf Technology, por exemplo, faz a portabilidade e publicação de jogos para Switch, PS4 e XBox One.

Aprendendo (Godot tutoriais)

Na internet existem algumas fontes para aprendizado como o GDQuest, já escrevemos sobre o Natan quando ele iniciou na criação de arte e design de jogos, hoje ele é uma referencia para quem quer aprender sobre Godot, pois ele tem focado quase que exclusivamente na engine, possui muito vídeos e tutoriais disponíveis.

O programador Davide Pesce publicou o SimpleRPG, um RPG desenvolvido com o Godot Engine em uma série de tutoriais disponíveis no blog dele. A série cobre os fundamentos do desenvolvimento de um RPG 2D simplificado com Godot 3.2. Logo após os primeiros tutoriais introdutórios, já é iniciado o desenvolvimento do jogo mostrando como usar sprites, física, animações, GUIs, sons e a programar o jogo com GDScript. Você pode baixar o projeto completo do jogo no GitHub.

A pagina de documentação oficial do Godot Engine fornece uma seção de Tutoriais e recursos, com links enviados pela própria comunidade com conteúdos ainda mais avançados, como 3D, programação, shaders etc.

Acesse o site oficial Godot Engine e faça o download da versão compatível com seu sistema operacional gratuitamente.

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