Facebook SDK

Attack on Titan - Shingeki no Kyojin
Para entender o que são OVA e ONA e por que ambos são diferentes de um anime de temporada, vamos começar pelo básico, definindo os termos:

OVA ou OAV (Original Vídeo Animation e Original Anime Vídeo)

É um formato de animação que corresponde a um ou mais episódios de anime lançados diretamente no mercado de vídeo (VHS ou LD, depois atualizado para DVD e Blu-ray), sem prévia exibição na televisão ou nos cinemas.

ONA (Original Net Animation)

É uma sigla usada no Japão para títulos de anime lançados diretamente na internet. Trata-se de uma forma de distribuição relativamente nova, que se tornou viável com o crescimento dos sites de mídia de streaming no Japão.

OVA como surgiu?

Dallos foi a primeira animação criada como um lançamento OVA. Originalmente planejada para ser uma série de TV pelo Studio Pierrot, a produção foi cancelada, mas ressuscitada quando a Bandai Visual concordou em lançar os primeiros quatro episódios como uma série direta para vídeo. Isso deu início ao que se tornaria a marca registrada dos OVAs: produções que se diferenciam de episódios de TV e lançamentos de cinema, permitindo inicialmente valores de produção superiores aos da animação para TV na época.

Os OVAs costumam funcionar como complementos ou expansões da história original e eliminam as limitações que as produtoras de anime enfrentam na TV ou no cinema. Geralmente, têm como alvo um público específico e são menos limitados por restrições de conteúdo e censura (violência, nudez e linguagem), às quais as séries de televisão costumam ser submetidas.

Legend of the Galactic Heroes
A série Legend of the Galactic Heroes é uma das mais longas produções em OVA de todos os tempos, contando com nada menos que 110 episódios da história principal e 52 episódios da história paralela, Gaiden.

E o ONA?

Algumas fontes creditam o termo ONA aos criadores de Lingerie Fighter Papillon Rose. Inicialmente, quase todos os ONAs eram produções de fãs ou lançamentos independentes. No entanto, o estúdio AIC foi o primeiro grande estúdio a lançar um ONA quando disponibilizou Mahou Yuugi diretamente na internet, antes de exibi-lo na TV.


Mahou Yuugi
No início, os episódios dos ONAs duravam apenas alguns minutos, mas isso começou a mudar à medida que séries completas passaram a ser licenciadas exclusivamente para serviços de streaming, como Crunchyroll, Netflix, Hulu e Amazon Prime Video.

Conclusão

O mercado tradicional de OVAs pode estar fadado a desaparecer em um futuro próximo. Apesar disso, os japoneses ainda mantêm as vendas pelos meios tradicionais, como Blu-ray e DVD, e parecem relutantes em investir pesadamente na internet. Eles sempre priorizaram o mercado interno devido às dificuldades em lidar com o mundo ocidental (os EUA, de certa forma, sempre criaram barreiras para produções japonesas). No entanto, algumas subsidiárias estão começando a se mover em direção ao streaming.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem