Facebook SDK

Para fazer uma experiência sobre audiência e relevância, resolvi ir ao extremo e deixei de publicar textos neste blog por 170 dias, ou seja, quase 6 meses. Tudo isso para demonstrar a tese que adotar uma regularidade mesmo que mínima nas publicação é uma peça importante, seus leitores podem entender que esta sem inspiração, mas as ferramentas que medem e determinam posicionamento e destaque na rede não. Deixar de escrever por longos períodos ou mesmo curtos intervalos irá puni-lo.

Quando interrompi as publicações deste blog segundo estimativa do site Alexa, ele estava posicionado globalmente no rank 2.342,572. Para um blog que nem é tão conhecido é um numero bem alto, ainda mais considerando a quantidade de paginas existentes na internet.

ultimo dia
Realizando a medição exatamente no dia 14 de abril de 2016, data em que voltei a escrever, pode-se observar que o blog desapareceu completamente do mapa conforme vemos na imagem logo abaixo.

sem_postar_ por_ meses
Passado 4 dias resolvi realizar nova medição e neste exato momento o blog se encontra posicionado no rank de 16,085,039 destacado em vermelho mostra a perda de posições que tive no período.

de volta

O que aprendemos com essa lição é que não é somente a NSA que nós observa na rede. ;)

Alcançando a relevância

O site/blog para ter o mínimo de relevância, precisa planejar uma boa regularidade de publicações, isso serve também para aqueles que tenham artigos excepcionais (não é nosso caso), pois o que vem importando nem é mesmo "o agora" e sim "o instante" nos dias de hoje, principalmente para aqueles que não tem uma base de leitores fixos, essa é percepção que tenho no momento a internet girando em prol do bombardeio de informações fragmentadas graças ao advento das redes sociais, pois informações surgem e são enterradas num piscar de olhos, muitas vezes porque elas eram irrelevantes, mas que acabam ganhando um destaque gigantesco e no final ninguém sabe o porque. Por isso foram desenvolvidas ferramentas para captar likes, cliques assim mensurando e prevendo possíveis picos de acesso e direcionando um certo tipo de propaganda.

Advirto que blogs que pensam em adotar uma tática agressiva vão falhar miseravelmente, pois não tem como competir com as redes sociais que funciona como um organismo vivo, é melhor manter uma regularidade semanal ou diária com assuntos coerentes, autorais ou opinativos em vez de partir para este rumo, basta procurar alguns blogs que são (foram) grandes e analise a frequência de conteúdo postado, agora verifique o engajamento ou participação, note que estão sem comentários ou compartilhamento no próprio site e muitos ficam se valendo ou se afirmando pelo numero de curtidas do passado, mas nunca tiveram um público cativo formado.

Este é apenas um dos motivos para muitos terem abandonado ou perderem a motivação para continuar com seus blogs sejam técnicos, de nicho, pessoais ou misto, é praticamente impossível disputar atenção com tanta informação de todos os lados. Se pararmos para olhar os fóruns que estão praticamente entregue as moscas, pois não se adaptaram a esta nova dinâmica, vejo o conteúdo postado de forma linear ser algo cada vez mais raro, mas que ele continua sendo importante e apreciado mesmo em uma escala menor.
Em um belo dia você acorda sem público porque alteraram o código do googlebot.
Lembre-se que talvez parte do problema tenha sido você, por estudar somente SEO, acreditar e escrever somente para ferramentas automatizadas e robôs. Quantas vezes você deixou de responder seus leitores? Quantas vezes visitamos sites, blogs, canais do youtube e vemos pessoas reais serem ignoradas?

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem