Facebook SDK

Muitas vezes você tem uma imagem bonita ou interessante em seu site, e alguém resolve copiá-la para colocar em outro site, aparentemente isso não te traz prejuízo algum. O problema começa quando o dono do outro site, em vez de copiar a imagem ou pedir autorização (depende da Copyright) , simplesmente linka a sua imagem diretamente do seu servidor, fazendo um link direto. Isto é o hotlink.

Na prática a imagem vai aparecer no site dele, mas será carregada a partir do seu servidor da sua hospedagem. Resultado: toda vez que esta imagem for exibida no site que fez o link, o seu tráfego mensal será afetado, porque outro site que está chamando uma imagem no seu servidor (site).

Existem meios de impedir que outros sites façam links diretos para o seu através do Cpanel ou através do htaccess, o que vou usar.

Bom estou analisando se vou aplicar isto no blog e no ogimp pois o tráfego esta subindo. Se você fizer um hotlink mal sucedido é porque decidi por fazer.

[Atualizado] Apliquei!

Pode se colocar assim no .htaccess:

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^$
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^http://seusite.com.br/.*$ [NC]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^http://www.seusite.com.br/.*$ [NC]
RewriteRule .*.(gif|jpg|jpeg|png)$ http://seusite.com.br/n.gif [R,NC]


As linhas "RewriteCond %{HTTP_REFERER}" é para os sites que podem linkar as imagens, você deve colocar seus subdomínios também caso use.

"Rewrite Rule" os arquivos que não devem ser linkados, coloque as extensões que tu usa. A frente o endereço para colocar uma imagem para substituir a que o cara linkou, geralmente um com poucos kb tipo com a frase "hotlink não".
No meu caso eu não uso imagem para substituir, se o site linkar, vai aparece em branco onde deveria ter a imagem, faço isto porque haviam sites legítimos divulgando (Gimpzine, Logo) tudo com referencia, só que não tem como eu entrar em contato com todos e uma imagem "hotlink não" não seria agradável a eles.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem